quinta-feira, 4 de junho de 2020

Procissão do Senhor de Matosinhos 2020

Pela primeira vez em quase 700 anos, as Festas do Senhor de Matosinhos apresentam um novo formato, devido à pandemia por Covid-19.

No domingo, dia 31 de maio, a imagem do Senhor de Matosinhos saiu à rua, pelas 16h00. Acompanhada pela Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça liderada por Rui Reininho dos míticos GNR, a procissão teve um ritmo mais acelerado do que o habitual para tentar prevenir a concentração de pessoas, o que, ainda assim, veio na mesma a suceder mas tentando sempre cumprir o distanciamento social que foi imposto a todos para evitar a propagação da pandemia. A procissão percorreu várias artérias do centro da cidade, parando, naturalmente frente ao Edifício da Câmara Municipal onde decorreu a saudação às autoridades e, noutro ponto alto da procissão, deu-se uma pequena cerimónia no Zimbório do Senhor do Padrão. Terminou a procissão dentro da Igreja Paroquial onde o Senhor Padre Emanuel relembrou que esta foi uma procissão histórica e muito diferente do habitual mas que, na verdade, foi um retorno às origens desta romaria, voltando-se apenas para a religião e pedindo ao Senhor de Matosinhos protecção face à pandemia de COVID-19 que estamos a viver.





















Sem comentários:

Enviar um comentário

Manifestação antifascista | Porto

Quando os nazis vieram buscar os comunistas, eu não disse nada; eu não era comunista. Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não dis...